Banco Raiz

O Banco Raiz é uma iniciativa de economia popular e solidária articulada pelo Instituto Ouro Verde desde 2012 que apoia a agricultura familiar no Território Portal da Amazônia, norte de Mato Grosso, através de recursos financeiros para investimento e custeio para fortalecer a produção, transformação e comercialização de produtos agroecológicos.

O Instituto Ouro Verde é responsável pela definição das linhas de crédito, assessoria, administração e acompanhamento financeiro do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar. Nas comunidades rurais, o Banco Raiz é formado pelos CAC – Comitês de Avaliação de Crédito, órgão formado por agricultoras e agricultores responsáveis pela análise, aprovação e monitoramento dos projetos de microcrédito.

O engajamento comunitário de quem solicita o crédito é tão importante quanto a análise econômica da proposta. Quanto mais participava a pessoa for na comunidade, maiores as chances de acessar o recurso!

O que pode ser apoiado:

  1. Produção agrícola, pecuária e extravista: qualquer tipo de investimento ou custeio para fortalecer sistemas produtivos agroecológicos ou mesmo a transição de sistemas convencionais para agroecológicos. Pode envolver: Materiais, equipamentos e demais custos que relacionados a instalação de sistemas de produção (hortas, pomares, agroflorestas etc.); Compra de sementes ou outros insumos orgânicos ou agroecológicos; Compra de animais, desde que o sistema de criação seja considerado agroecológico ou em transição; Reforma de pastagens, desde que envolva piqueteamento e arborização de pastagens; Compra de equipamentos que otimizem a condução e o manejo das atividades produtivas (exemplos: ordenhadeiras, biodigestores, roçadeiras).
  2. Beneficiamento e transformação: qualquer investimento cujo objetivo seja agregar valor aos produtos agroecológicos ou em transição agroecológica. Pode envolver: Equipamentos para processamento da produção, desde a limpeza até a transformação em novos produtos (exemplos: despolpadora, pasteurizador, desidratador, panelas, forno etc.); Equipamentos para aumentar a capacidade de estocagem da produção (exemplos: caixas, freezer, geladeiras); Material para embalagem e rotulagem dos produtos.
  3. Comercialização: qualquer investimento com o objetivo de viabilizar e fortalecer a comercialização dos produtos agroecológicos. Pode envolver: Embalagens; Equipamentos para melhorar a exposição e venda dos produtos (exemplos: balanças, prateleiras, placas de identificação etc.); Equipamentos para transporte e distribuição dos produtos (exemplos: carretas, caixas térmicas etc.).

O que não pode ser apoiado?

  1. Atividades que prejudiquem o meio ambiente, incluindo a compra e utilização de qualquer tipo de agrotóxico;
  2. Atividades que envolvam a compra de insumos químicos tais como agrotóxicos, pesticidas ou adubos químicos;
  • Financiamento de agricultores que não se enquadrem como agricultores familiares;
  1. Operações de crédito para tomadores que não estejam vinculados a algum comitê de Avaliação de Crédito (CAC).

Todo o processo de discussão e aprovação dos projetos é feito de forma participava, transparente e rápida. O apoio técnico oferecido pelo IOV e entidades parceiras ajuda o(a) agricultor(a) a planejar da melhor forma possível seu investimento!

PARCEIROS:

  • UNIVERSIDADE EXETER
  • PROGRAMA REM
  • NAFA

VALOR TOTAL DO FUNDO: R$ 622.878,21