Finanças Solidárias

Este programa é o elemento que permite dinamizar os demais programas uma vez que é através do crédito oferecido pelo Banco Comunitário Raiz que os agricultores podem fortalecer seus sistemas produtivos bem como melhorar sua capacidade de comercialização de produtos.

O Banco Comunitário Raiz é uma iniciativa de economia popular e solidária articulada pelo IOV desde 2012 que dinamiza o Fundo de Apoio a Agricultura Camponesa por meio de recursos financeiros para investimento e custeio da Agricultura familiar do Território Portal da Amazônia, Norte de MT, para fortalecer a produção, transformação e comercialização de produtos agroecológicos.
Funciona a partir da criação de Comitês de avaliação de crédito (CAC) nas comunidades rurais. São estes comitês, com apoio técnico do IOV e entidades parceiras, os responsáveis pelas decisões e acompanhamento dos projetos de crédito. Cada CAC é responsável por articular as ações de crédito em sua(s) comunidade(s), devendo ainda estar articulado com os demais CAC que compõem o Banco Comunitário Raiz.

Os objetivos dos Banco Comunitário Raiz

  • Apoiar o processo de transição agroecológica e o desenvolvimento sustentável de agricultores(as) familiares do Portal da Amazônia;
  • Contribuir para o desenvolvimento econômico, a melhoria da renda, da qualidade de vida das famílias e da qualidade ambiental da região do Portal da Amazônia;
  • Fortalecer a organização comunitária e estimular o trabalho coletivo.

O Banco Raiz não tem como objetivo substituir as políticas de crédito rural, como PRONAF. Pelo contrário! Acreditamos que estas políticas devem ser fortalecidas e aprimoradas. O Banco Raiz funciona como um instrumento para garantir maior autonomia financeira das comunidades, permitindo investimentos menores de forma mais ágil, complementando os financiamentos por meio das políticas públicas.