Quem somos

Somos uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, fundada em 27 de abril de 1999, que tem como finalidade a promoção da cidadania através do apoio às organizações populares rurais ou urbanas, formais ou não, estimulando a participação ativa, crítica e construtiva do cidadão na sociedade.

Sempre trabalhamos com a agricultura familiar e grupos populares das cidades, entendendo que, é a partir do fortalecimento dos desfavorecidos que se pode construir uma sociedade nova, diferente da atual, baseada em relações mais justas, com distribuição de renda e acesso a políticas públicas.

Um pouco da nossa história…

O Instituto Ouro Verde (IOV) foi fundado há mais de 20 anos, em 1999, iniciando sua ação em Pirassununga-SP, acompanhando grupos de agricultores familiares daquela região. Nesta época, as ações do IOV eram centradas em discussões sobre organização social e a necessidade de repensar os sistemas produtivos.

Entre 2004 e 2005, os membros do IOV iniciaram a estruturação de uma base de apoio na região norte de MT, começando a desenvolver trabalhos diretamente com comunidades rurais e assentamentos nesta localidade.

Nos anos de 2006 a 2009 o IOV consolidou-se na região do Portal da Amazônia, transferindo sua sede para o município de Alta Floresta. Também foi neste período que foi observada a necessidade de incluir em sua estrutura administrativa os Núcleos de Base, entendidos como agricultores e representantes de grupos populares que pudessem contribuir para o aperfeiçoamento da proposta do Instituto.

De 2010 a 2019 o IOV ampliou sua base de ação, estabelecendo parcerias com associações, cooperativas e movimentos sociais que apoiam a agricultura familiar, consolidando-se como uma das mais importantes instituições que atuam com agricultores familiares do estado de Mato Grosso.

Como nos organizamos…

O IOV é formado por profissionais principalmente da área de ciências agrárias e agricultores familiares, que estatutariamente fazem parte da instituição através dos Núcleos de Base. Estes núcleos funcionam como conselhos que auxiliam na articulação comunitária, planejamento, execução e avaliação de atividades. São essenciais para que a instituição tenha contato com a base e possua escala de atuação.

Possui como estrutura gerencial Assembleia Geral, Conselho Diretor, Conselho Fiscal, que são as estruturas de administração formais. Possui formalmente a figura dos associados e dos Núcleos de base, que podem participar das instâncias acima. Além disto, possui grupos de trabalho em diversos temas e um Grupo de Trabalho em gestão, responsável por executar diariamente as decisões das instâncias formais.

A Assembleia ocorre uma vez ao ano ou sempre que necessário e a Diretoria e Conselho fiscal possuem mandato de 03 anos. Atualmente a Diretoria é formada por 05 representantes, sendo 02 mulheres e 03 homens.