OFICINA DE CRIAÇÃO DE AVES EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS É REALIZADO PELO INSTITUTO OURO VERDE

OFICINA DE CRIAÇÃO DE AVES EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS É REALIZADO PELO INSTITUTO OURO VERDE

Durante os dias 15 e 16 de agosto, o Instituto Ouro Verde realizou o Curso de Criação de Aves em Sistema Caipira e Agroflorestal. A atividade foi desenvolvida em três momentos: uma oficina no município de Nova Canaã do Norte – no Assentamento Veraneio; uma oficina em Carlinda – no PDS São Paulo; e uma oficina em Alta Floresta – na sede do IOV. Os trabalhos foram conduzidos pela agrônoma MSC. Nina Publio Camarero (Programa de Ecologia Aplicada ESALQ/CENA), de São Paulo, que desenvolveu a pesquisa de mestrado “Frangos e galinhas agroflorestais: desenvolvimento de um sistema de criação de aves em agrofloresta”.

Na condução das oficinas, a consultora fez uma abordagem conceitual sobre a criação de aves e seu processo evolutivo, bem como, questões relacionadas a comportamento, características, alimentação, principais doenças e momento para diálogo sobre a realidade local e sanar dúvidas sobre os elementos apresentados. Nas oficinas realizadas no Assentamento Veraneio e no PDS São Paulo, o foco de trabalho foi com as agricultoras e agricultores da localidade que estão inseridos nas atividades do SISCOS ou são beneficiários do crédito do Banco Raiz; já a oficina realizada em Alta Floresta teve como objetivo capacitar os assessores de crédito do Banco Raiz e os assessores de comercialização do SISCOS para que estejam aptos a potencializar essa atividade junto aos produtores, bem como, tirar dúvidas e proporcionar novas possibilidades quanto às aplicações do crédito. A oficina realizada em Alta Floresta também contou com a participação de professores convidados do IFMT-Alta Floresta e a equipe de gestão da Rede de Sementes do Portal da Amazônia.

Nina avalia que a participação nas oficinas foi muito satisfatória, tendo em vista que, os agricultores já desenvolvem essa atividade no seu cotidiano e, dessa forma, foi possível aprofundar o diálogo, abordando, especialmente, a questão da alimentação, bem estar animal e melhoria no produto final com agregação de valor. Destacou “no início da apresentação estava todo mundo mais tímido, mas aí a gente vê que é um assunto bem interessante pra eles, uma coisa que tá no dia a dia deles, então, eles têm muito entendimento e trouxeram várias colaborações durante a apresentação”.

Nina também destacou a presença de muitas mulheres e jovens durante as oficinas. Nesse sentido, o jovem Dihonatas Vinicios (19), do PDS São Paulo, fez uma avaliação muito positiva do encontro, destacando especialmente linguagem utilizada e forma com que a oficina foi ministrada, facilitando o entendimento de todos, e, conectando os aspectos teóricos à realidade dos produtores. “As coisas que ela falou para nós curso dá para aplicar perfeitamente no nosso dia a dia. São coisas muito uteis, como a questão da alimentação e dos piquetes de pastagem”.

Com a aplicação da oficina e a capacitação dos técnicos, a equipe do IOV avalia que é possível superar algumas dificuldades que as agricultoras e agricultores encontram nas atividades cotidianas, de forma que, na medida em que vão sendo superadas, proporciona melhor qualidade de vida e rendimento para as famílias e consequentemente para a comunidade local. Além do acompanhamento dos técnicos, os produtores trocaram contato com a consultora para que possam tirar dúvidas e manter o diálogo com a profissional.

Esta ação contou com o apoio do Programa REM, Chamada 003/2020, através do projeto “Fundo da Agricultura Camponesa: articulando crédito e comercialização para o fortalecimento da agricultura familiar no Portal da Amazônia”, executado pelo Instituto Ouro Verde junto aos produtores do Siscos e beneficiários de crédito junto ao Banco Raiz.

Mequiel Z. Ferreira – ASCOM IOV

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *