INSTITUTO OURO VERDE PARTICIPA DA COP16 (CALI-COLÔMBIA) NESTE MÊS DE OUTUBRO
No dia 21 de outubro de 2024, Andrezza Alves Spexoto Olival, coordenadora do Projeto CASPER – Armazenamento de Carbono em Pastagens através da Restauração Ecológica, e o Professor Dr. Alexandre de Azevedo Olival, coordenador do NAFA-UNEMAT (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Agroecologia) participarão do evento “INOVAÇÕES PARA RESTAURAR PAISAGENS FLORESTAIS AMAZÔNICAS”, que acontece em Cali, na Colômbia, como parte da programação paralela da COP16.
O evento é organizado pelo Projeto TerrAmaz (CIRAD, ONF Internacional e AVSF) e tem como objetivo “compartilhar e debater com os participantes da COP 16 soluções concretas e inovadoras, desenvolvidas no marco do projeto TerrAmaz, para acelerar a restauração das paisagens amazônicas nos quatro países (Brasil, Colômbia, Peru, Equador)”. A participação dos dois se dará a partir do tema “Como e em que condições a pecuária e a agricultura amazônicas podem se tornar motores da restauração amazônica e evitar conflitos socioambientais?”.
Andrezza esclarece que “o convite ao Instituto para compor esse dispositivo de diálogo veio por conta da parceria do IOV com o projeto TerrAmaz, com uma parcela executada em conjunto com a ONF em Cotriguaçu, e pela ampla experiência do Instituto com a implantação de Sistemas Silvipastoris ao longo de mais de 10 anos e o potencial destes sistemas para restauração da Amazônia ampliado a partir de ações de apoio do Banco Comunitário Raiz. Dada a importância da pecuária para agricultura familiar no Portal da Amazônia e noroeste do Estado, é emergencial pensarmos em sistemas mais resilientes e sustentáveis e isto é possível a partir dos sistemas silvipastoris biodiversos com uso de árvores e arbustos e claro, com piqueteamento e rotação de pastagens”.
A participação no evento fortalece a importância das pesquisas desenvolvidas envolvendo o uso de espécies nativas da Amazônia em sistemas silvipastoris, conforme explica o Professor Dr. Alexandre “nos últimos anos temos sistematizado muitas informações relevantes sobre como usar espécies nativas da Amazônia para diferentes funções ecossistêmicas. Isso é importante pois podemos, com isso, pensar em aumentar a biodiversidade na produção pecuária com ganho de produtividade e diminuição de impactos”.
A programação da COP16 e dos demais eventos paralelos podem ser acompanhados através do site oficial da Conferência: www.cop16colombia.com.
A COP16:
Do dia 21 de outubro ao dia 01 de novembro de 2024, em Cali (Colômbia), acontece a COP16 (Conferência das Partes). O lema desta edição é “Paz com a Natureza” e “é um apelo à reflexão para melhorar a relação que temos com o meio ambiente, para repensar um modelo económico que não priorize a extração, a superexploração e a contaminação da natureza”. Durante a COP, acontecem diversas atividades paralelas, inseridos na programação da atividade, como é o caso do evento “INOVAÇÕES PARA RESTAURAR PAISAGENS FLORESTAIS AMAZÔNICAS”, organizado pelo Projeto TerrAmaz.
Mequiel Zacarias Ferreira / ASCOM-IOV
Deixe um comentário