UNIVERSIDADE DE EXETER E IOV DESENVOLVEM PROJETO EM MUNICÍPIOS DO PORTAL DA AMAZÔNIA

UNIVERSIDADE DE EXETER E IOV DESENVOLVEM PROJETO EM MUNICÍPIOS DO PORTAL DA AMAZÔNIA

Dentre as atividades desenvolvidas pelo Instituto Ouro Verde, destaca-se o projeto de pesquisa intitulado CASPER – Armazenamento de Carbono em Pastagens através da Restauração Ecológica, desenvolvido em parceria com a Universidade de Exeter (Inglaterra) e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Alta Floresta) e que tem como foco o estudo dos sistemas agroflorestais e silvipastoris na agricultura familiar e o papel deles no armazenamento de carbono, com consequente diminuição para o ambiente.

A parceria com a Universidade de Exeter, contudo, é anterior a este projeto, de forma que, em 2019 foram desenvolvidas diversas atividades com grupos atendidos pelo IOV, abrangendo a implementação de Sistemas Silvipastoris e a realização de uma pesquisa com a temática gênero, segurança alimentar e sistemas agroflorestais além do suporte e desenvolvimento de diversas atividades com os grupos Mulheres de Fibra (Portal da Amazônia) e AMAFPA – grupo de mulheres que trabalha com o Pequi Gigante da Amazônia (Terra Nova do Norte). Nesse contexto, durante o mês de março (01 a 08), pesquisadores da Instituição estiveram na região, realizando visitas e atividades de pesquisa em uma extensa agenda nos mais diversos municípios.

As atividades contaram com a participação dos pesquisadores Carolyn Petersen, Fernanda de Vasconcellos Barros, Kees Jan van Groenigen e Richard Toby Pennington (Universidade de Exeter); professor e pesquisador Alexandre de Azevedo Olival (NAFA/UNEMAT-Alta Floresta); e a coordenadora do projeto, Andrezza Spexoto e diversos técnicos do IOV. A equipe realizou diversas atividades no período, visitando instituições, grupos de agricultores, assentamentos e outros grupos vinculados as atividades do Instituto.

Dos grupos visitados, a AMAFPA (Associação de Mulheres da Agricultura Familiar do Portal Da Amazônia) – Mulheres do Pequi, recebeu a visita da equipe, com o objetivo conhecer a estrutura e as atividades desenvolvidas pela Associação quanto ao trabalho com o Pequi Gigante da Amazônia. Esta ação foi um desdobramento das ações desenvolvidas junto aos pesquisadores ainda em 2020, com foco na pesquisa de gênero e agricultura familiar.

Em Carlinda, o assentamento PDS São Paulo também recebeu a visita equipe que realizou uma reunião muito rica com as mulheres da localidade a fim de refletir e compreender sobre os impactos da Covid na vida das comunidades rurais, além do papel das mulheres neste contexto. Esta atividade contou com a participação da professora e pesquisadora Renata Evangelista da Universidade Federal de São Carlos (campus Araras, SP).

As instalações do IFMT – Campus Alta Floresta e do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) do IFMT em Paranaíta também fizeram parte do roteiro de visitas da pesquisa. Com o acompanhamento do Diretor-Geral Substituto Professor Flávio Alves, do Coordenador do CVT Professor Lucas Mera; da Chefe do Departamento de Ensino Professora Taís Rosa; da Coordenadora de Pesquisa e Inovação Professora Natália Chaves; e do Diretor de Ciência e Tecnologia do Município de Paranaíta Professor Assis Frizon, os pesquisadores objetivaram compreender e conhecer os trabalhos da instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, visando analisar a viabilidade da instalação de projetos de pesquisa focados no monitoramento de emissão de gases de efeito estufa em diferentes formas de ocupação do solo.

A Casa de Sementes Regional, localizada em Alta Floresta também fez parte da visita dos pesquisadores. A casa regional, importante espaço da Rede Sementes Portal da Amazônia para garantia da qualidade e apoio logístico a rede obteve apoio com recursos da Universidade de Exeter em 2022, que construiu o prédio, adquiriu equipamentos, incluindo kit de energia fotovoltaica.

Ao final da atividade, os pesquisadores se reuniram com a equipe do IOV. Na reunião discutiu-se a metodologia de implantação e monitoramento das áreas foco do projeto (áreas antigas e a serem implantadas).

O projeto CASPER está sendo muito importante para o IOV e para a agricultura familiar, pois permitirá um estudo mais profundo das espécies florestais que beneficiam os sistemas a pasto a partir do olhar sistêmico, discutindo o uso das espécies para a melhoria do solo, forragem, alimentação animal e redução da emissão gases de efeito estufa, além de nos dar indicativos sobre os melhores arranjos para a combinação de árvores e pastagens, que englobam os sistemas silvipastoris. O projeto terá a duração de 05 anos e atuará em 11 municípios do território com possibilidades de expansão. A ação também apoiará agricultores (as) familiares que pretendem instalar estes sistemas em parte de suas áreas através da ação de microcrédito do Banco Comunitário Raiz. CASPER é um amplo projeto que no Brasil, conta também com a UNICAMP e EMBRAPA como parceiros.

O pesquisador da UNEMAT Alexandre Olival reforça que para o NAFA – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Agroecologia da UNEMAT a parceria representa a oportunidade de estreitar ainda mais os laços entre o meio acadêmico e as comunidades rurais, gerando oportunidades para que estudantes e pesquisadores possam contribuir diretamente na construção de conhecimentos para o fortalecimento de formas mais sustentáveis de produção.

Mequiel Z. Ferreira – ASCOM IOV

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *