REDE DE SEMENTES PORTAL DA AMAZÔNIA REALIZA ASSEMBLEIA E ENCONTRO DE PLANEJAMENTO EM ALTA FLORESTA

REDE DE SEMENTES PORTAL DA AMAZÔNIA REALIZA ASSEMBLEIA E ENCONTRO DE PLANEJAMENTO EM ALTA FLORESTA

Durante o mês de março, a Rede de Sementes Portal da Amazônia (RSPA) realizou encontro na subsede do Sintep/Alta Floresta, onde participaram coletores de 9 municípios da região norte de Mato Grosso. A programação foi dividida em quatro momentos importantes: Assembléia Geral Ordinária da cooperativa que viabiliza as atividades da RSPA; Apresentação do projeto “Integrando conhecimentos locais e ciência em busca de soluções para a restauração ecológica frente às mudanças climáticas na Amazônia Mato-grossense”, em parceria com a UNEMAT Alta Floresta – com a condução do professor Pedro Eisenlohr, da pesquisadora Priscila Simioni e do professor Alexandre Olival, bem como, os acadêmicos que compõem o projeto; Visita à Casa de Sementes Regional em Alta Floresta; e planejamento das atividades da RSPA em 2023 (articulação com o Redário; sistema de comercialização de sementes, e, projetos em andamento como REM e Copaíbas.

Débora Fiametti, gestora da RSPA, esclareceu que o Encontro atingiu as metas propostas e foi muito produtivo, participativo e motivador, contando com representações de todos os nove municípios da Rede. Destacou ainda a importância da retomada das atividades presenciais e partilha dos projetos, parcerias e ações previstas para o ano de 2023: “Foi um momento de oportunizar e trazer aos coletores todas essas inúmeras possibilidades que temos para 2023”, concluiu.

A próxima atividade prevista para a rede é o encontro de coordenadores de casas de sementes, previsto para acontecer em abril em Alta Floresta (Foto: Mequiel Z. Ferreira)

Essa avaliação é reforçada pela Coordenadora do projeto, Valquíria Seze, que acrescenta ainda que os coletores saíram muito animados com as novas atividades, especialmente a questão da proximidade dos técnicos de campo junto a eles e a presença dos agentes de comercialização nas comunidades. Enfatizou ainda que o fortalecimento da participação das mulheres é um ponto de destaque para as atividades do período, e que, “a questão dos novos projetos, aumento das metas de coleta e comercialização dão uma garantia a mais aos coletores quanto a venda”, e, consequentemente, criam uma atmosfera de motivação para continuidade dos trabalhos.

A REDE DE SEMENTES PORTAL DA AMAZÔNIA

A RSPA é formada por 120 coletores de 09 municípios do Território Portal da Amazônia (Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Colíder, Novo Mundo, Nova Guarita, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e nasceu em 2010 a partir da necessidade de recuperar áreas degradadas, articulando para isso o conhecimento e a prática da coleta de sementes nativas florestais já existente nas comunidades da região. Ao longo de sua organização, a rede contou com o apoio do Instituto Ouro Verde e outros parceiros, e com a experiência de outros grupos de coletores, como a Rede de Sementes do Xingu. O movimento é coordenado por grupos de agricultores familiares e organizações não governamentais no sentido de facilitar o acesso as sementes florestais principalmente para as áreas de recuperação ambiental e áreas produtivas, mas também para pesquisa, artesanatos e diversos outros usos. A rede está formalizada na forma de uma cooperativa, possibilitando a comercialização de sementes para todas as regiões do Brasil. Saiba mais em: www.sementesdoportal.com.br / @redesementesdoportal.

Mequiel Z. Ferreira / ASCOM IOV

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *