CRÉDITO PARA AGRICULTURA FAMILIAR É PAUTA DE ENCONTRO REGIONAL REALIZADO EM ALTA FLORESTA

CRÉDITO PARA AGRICULTURA FAMILIAR É PAUTA DE ENCONTRO REGIONAL REALIZADO EM ALTA FLORESTA

O acesso ao crédito pelas agricultoras e agricultores familiares ainda é um grande desafio nos mais diversos territórios. Pensando nessa questão, o Instituto Ouro Verde, a partir da sua ampla experiência com o Banco Comunitário Raiz – que está em atividade a mais de 10 anos no Portal da Amazônia, reuniu agricultores, bancos e cooperativas de crédito, representantes do BNDES e MDA, agentes de ATER estaduais e iniciativas de crédito e demais interessados para um diálogo profundo e propositivo acerca dos limitantes de acesso à crédito pela agricultura familiar e empreendimentos de economia solidária em Mato Grosso.

        Em relação aos limitantes, Mariles Alves (PDS Boa Esperança – Novo Mundo/MT) e Antônia Oliveira (PDS São Paulo – Carlinda/MT), destacaram a importância da redução da burocracia e dos condicionantes para o acesso ao crédito via Pronaf e enfatizaram o fato de que o crédito para o pequeno agricultor é fundamental e que a demora no acesso, análise e recebimento dos recursos, como tem ocorrido, afetam muito as rotinas de trabalho e precarizam a permanência dos agricultores no campo.

            Considerando esse cenário, os bancos e cooperativas de crédito apresentaram as possibilidades que tem hoje, reforçando alguns limitantes, mas destacando, contudo, iniciativas importantes como as linhas de financiamento específicas para mulheres, a exemplo do SICREDI, e o aumento do acesso de agricultores em algumas linhas de financiamento. 

O Governo do Estado apresentou iniciativa promissora chamada FUNDAAF (Fundo de Apoio à Agricultura Familiar) e ligada à participação da Empaer, que iniciará a execução em 2025 com menos burocratização e assistência técnica vinculada ao crédito. Quanto às iniciativas apresentadas, os presentes conheceram os casos práticos de microcrédito do Banco Raiz, Banco Palmas (Fortaleza) e Credisol (Santa Catarina).

            O professor Dr. Alexandre Olival e o técnico Msc. Renato Felito conduziram a apresentação sobre o Banco Raiz.  Para Alexandre, o diferencial do Banco Raiz está “no seu foco na organização das comunidades”. Segundo o professor, mais do que um mecanismo de crédito, o Banco Raiz é um mecanismo de autonomia para os moradores das comunidades. Quanto às vantagens, Renato destaca que “é um crédito rápido, com pouca burocracia, que permite investimentos pequenos porém rentáveis, além de ter todo acompanhamento técnico na execução e condução dos projetos, com controle comunitário dos impactos gerados”.

Quanto às demais iniciativas, Nayara Sousa (Diretora de Crédito do Banco Palmas) e Júlio Burigo (Diretor Executivo Credisol) apontaram as peculiaridades das instituições que representam, com foco na forma de organização, a condição de formação baseada nas necessidades da comunidade e importância da proximidade e compreensão das diferentes realidades dos beneficiários, especialmente considerando a questão das garantias.

            Considerando esse cenário, Ana Carolina França Bogo e Andrezza Spexoto, Coordenadoras da atividade, avaliam que “o Encontro foi muito rico, com contribuições importantes, apontando pontos de fragilidade que servem de base para a construção de caminhos e parcerias que possam viabilizar o crédito de forma mais efetiva, ampliada e acessível”. A partir dessa iniciativa, o Instituto Ouro Verde se comprometeu em articular outros momentos coletivos para os próximos anos, além de realizar conversas individuais rumo à construção de ações de crédito para a agricultura familiar mais acessíveis e que contribuam para o Bem Viver. Em fevereiro de 2025 teremos uma Assembleia Geral do Banco Raiz onde aprendizados já serão incorporados na gestão do Banco.

_________________________________ 

O 1º ENCONTRO REGIONAL SOBRE CRÉDITO PARA AGRICULTURA FAMILIAR aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro de 2024 em Alta Floresta, sendo uma iniciativa do Instituto Ouro Verde através do Programa ARCA – Agricultura Regenerativa para Conservação da Amazônia, em parceria com NAFA-UNEMAT, motivados pelas ações desenvolvidas pelo Banco Raiz no território.

O registro das palestras e paineis se encontram disponíveis através do canal do Youtube do Instituto Ouro Verde: https://www.youtube.com/live/eg5Jp4wbpEk

O evento contou com a participação dos mais diversos municípios do Portal da Amazônia e Cotriguaçu.

A diversidade de instituições que compôs os painéis e palestras, proporcionou uma visão contextual e propositiva sobre o crédito.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *